Concessionária Autorizada Honda Motos em Foz do Iguaçu e Medianeira, Paraná.

Por Motec 18.08.2021

Na hora de andar de moto, parte da liberdade sobre duas rodas é saber calcular riscos e, nesse cálculo, manter-se seguro precisa vir sempre na frente da adrenalina. Porém, somente um cálculo bem feito sobre a situação não basta, um bom piloto é aquele que está sempre prevenido para todas as ocasiões. A seguir, confira nossas dicas da Honda Motec para ser um piloto melhor e mais protegido no trânsito:


1 - Esteja sempre bem equipado

Um bom capacete é indispensável e deve ser muito bem escolhido mas, só um bom capacete não faz todo o trabalho, outros itens podem ajudar a complementar sua segurança na hora de pilotar. Sempre que possível rode com 100% do corpo coberto, utilize jaquetas e luvas adequadas para motociclistas que garantam a sua proteção em caso de colisão. Atenção também ao calçado! É muito importante andar de sapato fechado e, de preferência, que firme o calcanhar como as botas.


2 - Em caso de dúvida, chame atenção

É muito importante ser visto e ouvido no trânsito, por isso, para o motociclista seguro é uma questão de hábito algumas práticas defensivas na hora de pilotar. Rode sempre com o farol ligado e buzine quando necessário para chamar atenção dos motoristas próximos, além disso, dar seta é fundamental na comunicação entre veículos no trânsito. Prudência é sempre o caminho, então lembre-se também de manter uma distância segura entre você e qualquer veículo próximo.


3 - Faça a manutenção preventiva

A prevenção é amiga da proteção e, infelizmente, o mecânico apesar de ser um santo ainda não concede benção. Esteja sempre atento aos sinais que a sua moto te dá. Verifique a parte elétrica com regularidade testando as luzes, buzina e os indicadores do painel. Não esqueça da parte mecânica, confira o motor, veja se a troca de marchas e os freios estão funcionando corretamente para evitar surpresas.


4- Freie com eficiência

Acelerar é ótimo mas, frear é fundamental, aprender a frear com eficiência faz parte das habilidades do bom piloto. Uma boa dica é sempre treinar sua frenagem e usar os freios dianteiros e traseiros combinados, colocando uma pressão maior nos freios dianteiros do que nos traseiros. Mas atenção! Nunca, nunca mesmo, acione a embreagem enquanto freia para não dificultar o trabalho do sistema de frenagem e garantir uma parada tranquila.


Precisando de algum equipamento ou realizar manutenção na sua motocicleta? Entre em contato conosco pelas redes sociais ou pelo WhatsApp (45) 99137-3355. É rápido e fácil!

Ao se cadastrar, você concorda em receber nossas novidades, de acordo com nossa Política de Privacidade.