Para que serve o filtro de óleo?

Para que serve o filtro de óleo?

Para que serve o filtro de óleo?

Quando pensamos em lubrificantes, seja ele utilizado em qualquer tipo de aplicação, em uma máquina, no motor de um veículo, em caixas de transmissão ou sistemas hidráulicos, na maioria destes sistemas haverá a existência de um elemento chamado filtro, pois o lubrificante é como o sangue em nosso organismo, é muito importante, contudo se ele não estiver limpo para fazer o seu trabalho a sua atuação será ofuscada pelos contaminantes que surgirão e poderão obstruir canais de lubrificação.

 O filtro de óleo funciona como nossos rins, filtrando e retirando do sistemas partículas e impurezas que o óleo lubrificante remove e transporta de forma suspensa levando estas impurezas até o filtro que irá retê-las. E nas motocicletas não é diferente, atualmente a maioria delas possuem este elemento filtrante de grande importância no motor, esta imagem é apenas uma demonstração dos dois modelos de filtros aplicados em motos, filtro de refil e blindado, que possuem dimensões variadas, mas um só propósito: reter as partículas de impurezas do sistema.As motocicletas possuem períodos de troca diferentes, por isso, deve-se sempre estar de olho no manual da motocicleta e acordo com a montadora.

VÁLVULA DE ALÍVIO 

A válvula de alívio, é como uma “saída de emergência” para o óleo quando o filtro já está saturado. O meio filtrante já saturado após reter as partículas, não filtra mais, então a válvula de alívio é acionada para que não danifique o motor, porém será uma lubrificação suja, pois o óleo apenas liberado para o motor e não filtrado.

TROCA DE ÓLEO

A primeira troca de óleo deve ser realizada aos 1.000 km, e isso vale para todas as motos. Já as demais trocas são feitas conforme indicado no Manual do Proprietário de cada modelo.

Lembre-se de que é normal o nível de óleo baixar; daí a importância de sempre verificar e, se necessário, completar o óleo. Você também deve realizar a troca dele uma vez por ano ou a cada intervalo indicado na Tabela de Manutenção.

Caso utilize a sua motocicleta regularmente em vias não pavimentadas, terrenos irregulares e com muita poeira, lama ou umidade, por exemplo, procure fazer a troca com mais frequência. Outras condições severas de uso, como chuva, aceleração máxima ou acelerações rápidas frequentes, requerem maior atenção.

Para cuidar ainda melhor da sua moto Honda, use o Óleo Genuíno da marca, que foi especialmente desenvolvido para a sua linha de motores. Além de lubrificar as peças do motor e prevenir o seu desgaste, o uso do óleo recomendado melhora a partida e contribui para a economia de combustível, entre outros benefícios.



LIGAMOS PARA VOCÊ

Informe seu telefone de contato para que um de nossos consultores lhe retorne.