Concessionária Autorizada Honda Motos em Foz do Iguaçu e Medianeira, Paraná.

Por Motec 15.06.2020

A decisão de comprar uma moto geralmente passa por dois pontos fundamentais. O primeiro é a agilidade no deslocamento, principalmente em grandes metrópoles com trânsito caótico. O segundo é a economia de combustível em comparação com os carros.
Como muitos abandonam os carros para usar as motos, a satisfação pela economia de combustível é imediata após começar a rodar em duas rodas. Entretanto, existem algumas dicas importantes que podem ser utilizadas no dia-a-dia para economizar ainda mais.

Listamos algumas dicas que podem ajudar muito na economia do combustível e na manutenção da sua moto. Confira!

Como economizar combustível em sua moto?

1.       Calibre os pneus!

Essa é básica, mas por pressa ou até acomodação muita gente esquece de calibrar os pneus da moto. Andar de moto com os pneus calibrados pode fazer com que você economize até 4% de combustível.

2.        Aquecer o motor? Não precisa!

Esqueça isso de aquecer o motor antes de sair. Hoje em dia, quase todas as motos possuem sistema de injeção direta. Ou seja, o motor é aquecido em movimento, evitando a perda desnecessária de combustível ou a deterioração das peças.

3.       Pare de acelerar com a moto parada!

Acelerar com a moto parada é o vício de muitos motociclistas, principalmente em faróis fechados. Acelerando a moto parada, você não só gasta combustível como também força toda a mecânica sem a menor necessidade. Abandone esse vício!

4.       Mantenha a velocidade constante!

Dirigir em velocidade constante é um ótimo aliado. Além disso, mudar rapidamente para a segunda marcha e adaptar-se com a marcha lenta são essenciais.

5.        Evite o ponto morto!

O “ponto morto” consome combustível desnecessariamente. Por isso, deixe-a engrenada quando estiver em descidas.

6.        Mantenha o filtro de ar limpo!

A moto é alimentada a partir da mistura de ar-combustível e precisa “respirar” corretamente, então mantenha o filtro de ar limpo.

7.        Evite alta aceleração em subidas!

Acelerar muito em subidas não aumentará a força da motocicleta, e sim consumirá ainda mais gasolina. Fique de olho!

8.        Troque a marcha corretamente!

Trocar de marcha na hora certa e de forma correta diminui (e muito!) os gastos.

 9.        Evite frear e acelerar bruscamente!

Frenagens e aceleradas bruscas estão fora: acelere gradativamente a moto para que o motor funcione com eficiência e não consuma exageradamente.

10.    Leia o manual da sua moto.

Dica fundamental, mas que muitas vezes cai no esquecimento: não deixe de ler o manual da sua moto. Lá estão todas as dicas para aumentar a vida útil da sua moto.